2014-09-30 (IPMA)
Portugal foi membro fundador da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), organismo internacional responsável pela gestão das pescarias de grandes migradores (ex. atuns, espadarte, espadins e tubarões pelágicos).
O colega Miguel Neves dos Santos é desde 1998 o representante do Instituto no Comité Científico (SCRS – Scientific Committee of Research and Statistics) da ICCAT. Desde então vem trabalhando no sentido de fortalecer as relações de trabalho junto do Sector e a Administração Pesqueira nacional, tendo em vista a recolha de informação que permita não só cumprir as obrigações de Portugal para com a ICCAT, mas sobretudo dar respostas aos diferentes pedidos solicitados pelo seu Comité Científico, com particular destaque para os assuntos relacionados com os Grupos de Trabalho (GTs) de Espadarte, Tubarões, Atum-rabilho e Ecossistemas e Capturas Acessórias.
Nos últimos anos tem vindo a ser amiúde convidado pela Comissão Europeia a participar como perito em diversas reunião do Comité Científico e da própria Comissão ICCAT. Agora foi convidado a assumir a Chefia da Delegação da União Europeia ao Comité Científico da ICCAT, cargo que acumulará com o de coordenador do Grupo de Trabalho de Espadarte. Este convite é o culminar do reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo Instituto na ICCAT, para o qual têm sido essenciais os contributos do Sector e da Administração Pesqueira Nacional.