2013-12-06 (IPMA)
Terminou no passado dia 15 de Novembro a Campanha científica JUVESAR13 realizada a bordo do navio de investigaçao “NI Noruega” ao largo da costa continental noroeste Portuguesa (Caminha-Cabo Espichel; Mapa 1).
Esta campanha enquadra-se no Projeto CERTIFICA1 (PROMAR), Certificação MSC em Portugal: obtenção de conhecimento e estudos de viabilidade para candidaturas de pescarias costeiras e artesanais.
A campanha teve como principal objectivo estimar a abundância de juvenis de sardinha (Sardina pilchardus), descrever a sua distribuição geográfica, caraterizar o seu habitat e biologia. Foram também recolhidos dados sobre outras espécies pelágicas, tais como cavala (Scomber colias), carapau branco (Trachurus trachurus) e biqueirão (Engraulis encrasicolus).
Durante os 10 dias de campanha e ao longo das 24 horas do dia realizaram-se múltiplas atividades a bordo: rastreio acústico, pesca pelágica e de fundo, amostragem biológica e recolha de dados hidrológicos e de zooplâncton. No âmbito da participação do IPMA no projecto Life+ MARPRO (Conservação das espécies marinhas protegidas em Portugal Continental; www.marprolife.org), realizou-se a monitorização de aves e mamíferos marinhos ao longo do percurso acústico.
A equipa científica, foi constituida por 6 colaboradores do IPMA e 3 estudantes das Universidades de Lisboa, Algarve e Porto. Contou também com a participaçao de colaboradores do ICNF/SPEA (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e da Universidade do Minho para a observaçao de aves e mamíferos marinhos.
Os dados da campanha encontram-se em processamento. Os Mapas 2 e 3 mostram alguns resultados preliminares qualitativos.