2013-12-20 (IPMA)
O projeto radar-Madeira (MADFDR-03-0235-FEDER-00028 - Sistema de vigilância do estado do tempo na RAM com radar meteorológico), foi aprovado no dia 16 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Potencial Económico e Coesão Territorial da RAM (Intervir +). O investimento elegível é de 3.644.613,00 € e a comparticipação da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER) de 3.097.921,05 €, isto é 85 %. A comparticipação Nacional (15%), será assegurada através das receitas gerais do OE, atribuídas ao IPMA I.P..
Após a avaliação de potenciais localizações para instalação do radar meteorológico nas Ilhas da Madeira e de Porto Santo, foi seleccionado o Pico Espigão/Porto Santo, por permitir a melhor vigilância meteorológica da Região Autónoma da Madeira.
O sistema de radar meteorológico permitirá:
(i) Melhorar a qualidade e disponibilidade dos serviços meteorológicos, em particular ao Serviço Regional de Proteção Civil e população em geral, nos domínios da vigilância meteorológica e hidrometeorológica;
(ii) Utilizar as observações de radar na assimilação de modelos de previsão numérica do tempo, com reflexos na melhoria do seu desempenho e, consequentemente, na melhoria da qualidade da previsão meteorológica;
(iii) Constituir uma infra-estrutura científica e tecnológica na RAM, suscetível de potenciar a criação de sinergias no domínio da I&D com outras instituições, nomeadamente com a Universidade da Madeira (UMa) e o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).
A exploração operacional do radar meteorológico está prevista para o outono de 2015.