2013-09-20 (IPMA)
Cientista do IPMA em colaboração com a Universidade de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil descreve pela primeira vez nova espécie de camarão do Pantanal, Brasil
A espécie já vinha sendo objeto de estudo por parte da Prof. Liliam Hayd da UEMS em colaboração com o Dr. Klaus Anger do Alfred-Wegener Institut da Alemanha
A Universidade de Mato Grosso do Sul no Brasil está situada na região onde se encontra o Pantanal, a maior região pantanosa do mundo, protegida pela sua biodiversidade e património nacional da UNESCO desde o ano 2000. Liliam Hayd, conjuntamente com Klaus Anger já se dedicavam há alguns anos ao estudo do camarão chamado Macrobrachium amazonicum, muito abundante no Pantanal, com o objetivo de poder produzi-lo em aquacultura. Fizeram muitos estudos de ecologia, reprodução e fisiologia começando a verificar que talvez se tratasse de uma nova espécie, uma vez que a população do Pantanal apresentava valores muito diferentes das populações de outras regiões do Brasil, nomeadamente da Amazónia de onde o camarão tinha sido descrito originalmente.
Os cientistas, Liliam Hayd e Klaus Anger, pediram então a colaboração de Antonina dos Santos, especialista em taxonomia e morfologia de camarões e, enviaram algumas amostras para que fossem estudadas do ponto de vista da morfologia externa e verificar a possibilidade de se tratar de uma nova espécie. Depois de vários estudos morfológicos entre os indivíduos que habitam a região do Pantanal e os da região da Amazónia foi possível concluir que se tratava efetivamente de uma nova espécie que se batizou com o nome de Macrobrachium pantanalense, em homenagem ao Pantanal. O resultado do trabalho foi publicado em revista da especialidade.
Este trabalho é de extrema importância para a região do Pantanal que vê o seu número de espécies aquáticas aumentar e que permitirá certamente a continuação dos importantes estudos de biodiversidade da região. A mesma equipa de investigadores está agora a preparar um trabalho com a descrição do ciclo larvar da espécie que também apresenta muitas diferenças morfológicas relativamente às outras espécies de Macrobrachium habitantes no Pantanal.
Referência:
Antonina dos Santos, Liliam Hayd e Klaus Anger (2013) A new species of Macrobrachium Spence Bate, 1868 (Decapoda, Palaemonidae) M. pantanalense, from the Pantanal, Brazil. Zootaxa, 3700 (4): 534-546.