2013-10-29 (IPMA)
Terminou a 21 de outubro mais uma campanha científica no mar realizada a bordo do navio de investigação “Noruega” pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB-DCF).
A série histórica destas campanhas iniciou-se em 1979, tendo-se concluído a 61ª dedicada à amostragem e investigação das comunidades demersais. Entre as espécies alvo de estudo destacam-se alguns recursos pesqueiros de grande importância para a frota comercial portuguesa, nomeadamente a pescada, o carapau, a cavala e os tamboris.
O conhecimento científico obtido é fundamental para avaliar as tendências históricas dos recursos pesqueiros e da Biodiversidade. A lista de espécies identificadas nesta longa série de campanhas ascende a 457 espécies de peixes, crustáceos e moluscos e a mais de 60 espécies de outros grupos taxonómicos. Complementarmente, o registo das observações de lixo tem integrado a rotina das campanhas do IPMA. Esta componente é um importante contributo para a avaliação e monitorização do Estado Ambiental das águas marinhas.
Estas campanhas inserem-se no quadro Comunitário de Recolha de Dados da Pesca (DCF, do inglês Data Collection Framework), fundamental ao aconselhamento científico no âmbito da Política Comum de Pescas (PCP). A campanha de outono do IPMA integra um conjunto de 14 campanhas demersais realizadas na região do Atlântico Oriental e que envolvem, para além de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e Escócia.
CONTACTO
Marina Dias <mdias@ipma.pt>