2013-06-18 (IPMA)
Aquisição de dados de plâncton e de oceanografia física para aumentar o conhecimento de espécies costeiras com interesse comercial da costa portuguesa
Decorreu de 17 e 27 de Maio ao largo de Aveiro, uma campanha oceanográfica integrada nos Projetos IMPROVE (PTDC/MAR/110796/2009) e MODELA (PTDC/MAR/098643/2008). Estes projetos liderados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integram cerca de quinze investigadores e estudantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das Universidades de Aveiro, Lisboa e Algarve.
Apesar do vento forte e de ondulação com vagas que atingiram os 3 metros de altura em alguns dias, foi possível realizar todo o trabalho que estava previsto. A campanha oceanográfica foi portanto um sucesso, onde imperou o profissionalismo da equipa técnica e da tripulação a bordo no NI Noruega. A equipa técnica liderada por Antonina dos Santos (coordenadora do projeto IMPROVE) contou com a presença do Doutor Miguel Santos (coordenador do projeto MODELA) e, com os bolseiros do projetos, Rita Pires e João Pastor. Da Universidade do Algarve participaram, além do Prof. Paulo Relvas, os alunos André Matos, Catarina Coelho, Luciano Junior e Nuno Simões do curso de Ciências do Mar, que mantiveram a bordo um espírito fantástico de alegre convivência e que foram incansáveis na concretização de todas as tarefas a bordo. Com respeito à tripulação, em especial o contramestre e mestre de pesca bem como os maquinistas que também foram infatigáveis na resolução dos problemas que iam ocorrendo. Também não esquecemos as excelentes refeições preparadas pela equipa da cozinha.
Durante a campanha, recebemos por vezes a visita de golfinhos e, num dos casos, até acompanharam a rede Bongo de 90cm, como se pode ver no vídeo.
Agora é tempo, de analisar todas as amostras de plâncton que foram recolhidas, um total de 348, e analisar os dados de temperatura, salinidade, clorofila a, atenuação da luz na coluna de água, além dos resultados do seguimento de uma boia derivante que foi lançada.