Crescentes evidências da ocorrência de contornitos associados com depósitos transportados em
massa (DTM) têm sido registadas em diversas margens continentais. Esta relação parece ser mais
conscipua do que se pensava inicialmente, embora o seu significado geológico permaneça
desconhecido. De facto, durante a Expedição 339 do Programa Integrado de Perfuração Oceânica (IODP)
(denominada Água de Saída Mediterrânica), a ocorrência de DTM no seio dos corpos contorniticos que
compões o sistema deposicional contornítico (SDC) da margem SW Ibérica revelou-se uma das
principais descobertas.
A importância de investigar corpos contorniticos e DTM associados ao longo da margem SW
Ibérica apresenta duas vertentes, em primeiro lugar do ponto de vista puramente científico e em
segundo do ponto de vista social e económico. Cientificamente, questões fundamentais relativas às
relações entre a deposição de corpos contorniticos e processos ao longo dos taludes numa região
sismogénica, permanecem até ao momento sem resposta.
Relativamente à sua importância social e económica, um dos aspectos menos estudados prende-se
com o potencial que os depósitos contorniticos apresentam para gerarem deslizamentos
submarinos.
Atendendo à sismicidade da margem SW Ibérica, a geração de tsunamis induzidos por
deslizamentos provocados por abalo sísmico, deve ser tida em consideração. Tal é particularmente
importante no caso dos corpos contorniticos de Faro e de Sines, os quais estão edificados em áreas
coincidentes com a localização dos principais aglomerados de epicentros de sismos. Deste modo, a
avaliação da estabilidade do talude da margem do Alentejo será crucial num futuro próximo, pois
está projectada para esta região a instalação de uma quinta eólica submarina e uma plataforma de
prospecção de hidrocarbonetos pela indústria petrolífera.
Assim, o projecto CONDRIBER irá focar-se em três áreas da margem SW Ibéria, a) o contornito
de Faro; b) o contornito de Sines; c) o Esporão da Estremadura. Este projecto pretende i)
compreender as relações entre deposição contornitica e eventos de DTM desde o Pliocénico, no
contexto sismogénico da margem SW Ibérica, e ii) estabelecer a importância dos sedimentos
contorniticos na instabilidade de taludes e da perigosidade de geração de tsunamis na margem do
Alentejo.
As realizações esperadas pelo projecto CONDRIBER são: i) uma melhor compreensão da ligação
entre a deposição de corpos contorniticos, a geração de DTM, e os mecanismos de deformação de
sedimentos moles num contexto sismogénico como é o da margem SW Ibérica; ii) o melhoramento da
avaliação da perigosidade associada a deslizamentos submarinos e tsunamis na margem do Alentejo,
através da cartografia das áreas potencialmente sujeitas a instabilidade de talude e da modelação
numérica; iii) a identificação de novos corpos contorniticos e DTM na área do Esporão da
Estremadura, o que permitirá um melhor conhecimento do SDC ao longo da margem Ibérica e do percurso
da Água Mediterrânica desde o Pliocénico.
A abordagem multidisciplinar proposta neste projecto permitirá esclarecer i) os factores que
favorecem a instabilidade de talude em sedimentos contorniticos, ii) os mecanismos de deformação
dos sedimentos e falhamento, iii) o mecanismo desencadeador dos DTM. Estes resultados terão
implicações para a futura avaliação e planeamento do perigo e risco de ocorrência de deslizamentos
submarinos e tsunamis na margem SW Ibérica. |