FAQ's - Pescas
Quais são as zonas de produção actualmente definidas?
De acordo com o Despacho Nº 19961/2008 do Director do L-IPIMAR de 29/07/2008, estão actualmente definidas 16 zonas estuarino-lagunares
Há diferenças na qualidade ambiental das zonas de produção de bivalves?
A qualidade das zonas de produção depende das características geográficas do litoral pois as actividades humanas (agrícolas, urbanas, industriais, pecuária…) influenciam fortemente a qualidade da água, levando que as várias zonas de produção de bivalves apresentem diferenças na qualidade ambiental
O consumo de moluscos bivalves pode apresentar riscos para a saúde?
Os moluscos bivalves são animais que obtêm a sua alimentação por filtração da água. Assim, podem acumular compostos químicos como toxinas e metais e muitos microrganismos como bactérias e vírus, alguns dos quais patogénicos para o Homem, atingindo concentrações superiores às do meio ambiente em que se desenvolvem. Por conseguinte, a presença nos bivalves destes contaminantes de natureza química ou biológica leva a que o sue consumo possa apresentar risco para a saúde humana.
Onde são produzidos os moluscos bivalves?
Os moluscos bivalves são produzidos no litoral e zonas estuarino-lagunares ao longo da costa portuguesa, sendo a Ria Formosa e a Ria de Aveiro as zonas em que se regista uma maior produção. Existem também em bancos naturais e viveiros.
Que quantidade de moluscos bivalves é produzida em Portugal?Em Portugal, a produção média anual de bivalves atingiu, em 2005, cerca de 8500 toneladas segundo as fontes oficiais, sendo a amêijoa-boa a espécie mais produzida e o Algarve a região com maior peso na produção aquícola nacional desta espécie (DGPA, 2006). ... (Continuar a ler)