FAQ's - Previsão
Frente fria ou frente quente?
Uma frente é uma fronteira entre duas massas de ar.
Na frente, pode haver grandes variações de temperatura, à medida que o ar quente entra em contato com o ar mais frio. A diferença de temperatura pode indicar a “força” de uma frente. Se o ar muito frio entrar em contato com o ar tropical quente, por exemplo, a frente pode ser ‘forte’ ou ‘intensa’. Contudo, se houver pouca diferença de temperatura entre as duas massas de ar, a frente pode ser “fraca”.
Uma frente fria é representada numa carta de análise sinóptica por uma linha com triângulos. As frentes frias são frequentemente coloridas em azul. Quando uma frente fria se aproxima, esta empurra o ar quente para a frente e para cima. Isto ocorre porque o ar frio é “mais pesado”, ou mais denso, que o ar quente. O ar frio está, portanto, a substituir o ar quente à superfície.
Uma frente quente é representada numa carta de análise sinóptica por uma linha com semicírculos. As frentes quentes costumam ser coloridas de vermelho. A frente quente forma-se quando o ar quente avança sobre a região que era ocupada pelo ar frio, formando áreas que são posteriormente aquecidas. Isto ocorre porque o ar quente é “mais leve”, ou menos denso, que o ar frio. O ar quente substitui o ar mais frio à superfície.