FAQ's - Previsão
Qual é a previsão para o próximo Inverno ?
Não é possível efetuar uma previsão do estado do tempo com meses de antecedência. No entanto, existem atualmente métodos para avaliar a tendência do comportamento da atmosfera.
O IPMA, I.P. elabora previsões do estado do tempo a diferentes escalas temporais e espaciais e a sua frequência depende do período mais ou menos longo que é alcançado pelas previsões.
A previsão até 10 dias, elaborada diariamente pelo IPMA, que engloba previsões a curto, médio e longo prazo, é uma previsão determinista, ou seja, conhecendo o estado inicial da atmosfera, e as condições nas suas fronteiras, é possível prever qual vai ser o estado da atmosfera num instante futuro. A previsão determinista inclui características do estado do tempo, como a nebulosidade, vento, temperatura ou precipitação, havendo uma diminuição do grau de confiança ao longo do tempo e são baseadas em modelos numéricos de previsão globais e de área limitada.
A previsão para o período de um mês (previsão alargada) é uma previsão probabilística, ou seja, corresponde a um cenário futuro mais provável perante determinadas condições iniciais. Nos boletins disponibilizados pelo IPMA uma vez por semana, a previsão alargada separa-se em períodos de 1 semana (de 2ª feira a domingo) e é apresentada de forma estatística, em comparação com a climatologia do modelo. Inclui informação de anomalias de temperatura relativamente a valores médios semanais e de anomalias de precipitação em relação a valores semanais acumulados.
O IPMA elabora igualmente uma previsão sazonal baseada nas previsões multi-modelo disponibilizadas pelo Copernicus Climate Change Service (C3S), a qual é atualizada mensalmente, fornecendo informação para três trimestres de um modo deslizante.
À semelhança da previsão alargada, trata-se de uma previsão probabilística, apresentada de uma forma estatística em comparação com a climatologia de referência e baseia-se na análise de anomalias para a temperatura média e precipitação acumulada.