FAQ's - Previsão
Com que antecedência se pode prever a evolução de um ciclone tropical ?
Os ciclones tropicais são fenómenos meteorológicos extremos e que têm trajetórias de difícil previsão. Atualmente, após a formação de um ciclone tropical, são elaboradas previsões a 3 dias que incluem a localização do centro do ciclone tropical, a intensidade do vento e a agitação marítima gerada pelo vento à superfície.
Na área do oceano Atlântico Norte a monitorização dos furacões é feita pelo NHC -
National Hurricane Centre (Centro Nacional de Furacões nos Estados Unidos da América) que,
quando há o desenvolvimento de um furacão, emite previsões do mesmo que são atualizadas a cada seis
horas.
Para além desta previsão, é apresentada uma tendência de evolução até 5 dias, mas com um
menor grau de confiança.
Qual é a previsão para o próximo Inverno ?Não é possível efetuar uma previsão do estado do tempo com meses de antecedência. No entanto, existem atualmente métodos para avaliar a tendência do comportamento da atmosfera.
O IPMA, I.P. elabora previsões do estado do tempo a diferentes ... (Continuar a ler)
O Anticiclone está associado a “bom tempo” ?A designação de “bom tempo” é utilizada em linguagem popular, mas em rigor, é difícil definir “ bom tempo” do ponto de vista meteorológico. Assim, durante o Verão a influência de um anticiclone sobre a Península Ibérica dá origem a céu limpo ou ... (Continuar a ler)
Porque não se formam ciclones tropicais na região do equador onde a água do mar é tão quente?
Porque para além desse factor há outros que condicionam o seu desenvolvimento como o facto de ter de existir a força de Coriolis. No equador essa força não existe.
Qual a diferença entre tufões e furacões?
São ambos ciclones tropicais. As diferentes nomenclaturas advêm do local onde se formam. Os furacões ocorrem no Atlântico Norte, no Pacifico Norte Oriental e no Pacifico Sul Ocidental. Os tufões formam-se no Mar da China e no Pacifico Norte Ocidental.
Há ainda um nome curioso para os ciclones tropicais que atingem o Noroeste da Austrália, denominados localmente por Willy-Willies. Ocorrem ainda ciclones tropicais sem designação específica no Mar da Arábia, no Golfo de Bengala e no Indico Sul.
Como se forma o granizo?
O granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo se formam dentro das nuvens, absorvendo desse modo a humidade. A humidade congela e as partículas são levadas para cima pelas correntes de ar, aumentando de peso e tamanho. Isso acontece tantas vezes até que a partícula se transforma em granizo e com peso suficiente para cair em direção ao solo e/ou mar.
O vento é o ar em movimento. Mas o que faz o ar movimentar-se?
O movimento do ar dá-se através de 4 forças: gravitacional, gradiente de pressão, atrito e de Coriolis. O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre 2 regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
Como exemplo prático, podemos imaginar que o vento está a correr com uma determinada velocidade numa auto-estrada com 3 faixas, mas as condições do tempo modificam-se e passa a correr numa estrada com apenas 1 faixa. Este simples facto obriga a que a velocidade do vento aumente de intensidade. Se era moderado, passa a soprar forte ou mesmo muito forte.
Com que frequência as previsões do estado do tempo são actualizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera?O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.) atualiza as previsões do estado do tempo de acordo com dois critérios. O primeiro critério está relacionado com a frequência com que estão disponíveis as atualizações de resultados dos modelos numéricos ... (Continuar a ler)
Ontem havia a previsão de aguaceiros, mas não choveu na minha terra. Porquê?Os aguaceiros são por definição fenómenos localizados no espaço e bem definidos no tempo, podendo durar, em geral, até cerca de meia hora, não sendo possível identificar a localidade onde ocorrerá o aguaceiro com horas a dias de antecedência. Assim, num episódio de aguaceiros, ... (Continuar a ler)
Como é formado o vento?
As diferenças de pressão atmosférica causam o movimento do ar, logo o vento. O que provoca o vento é a força do gradiente de pressão. As diferenças de pressão têm uma origem térmica diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar.
Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, altitude, latitude, etc.