FAQ's - Observação
Como se sustentam as nuvens no céu?
A atmosfera é composta por 21% de oxigénio e 78% de nitrogénio. A molécula destes gases é mais
pesada que a molécula da água. Deste modo, a atmosfera tem a capacidade de armazenar o vapor de
água. No caso específico das nuvens a sua composição é composta por partículas de água ou micro
partículas de gelo (dependendo da altitude).
Estas partículas de água ou gelo conseguem ficar em suspensão na atmosfera graças à união com
os higrometeoros, que são partículas sólidas (poeiras, sais, etc) mais leves que o ar, também em
suspensão na atmosfera.
Por vezes o vento assobia. É verdade?
O vento não assobia. Se nós estivermos num local isolado, por mais forte que seja o vento ele não assobia. Quando bloqueamos a sua passagem, por exemplo por uma janela ou outro obstáculo que provoque bloqueio, o vento entra pelas frestas e faz o barulho parecido com um assobio. Exemplo: num apito, não é o nosso sopro que faz barulho, é a força do ar ao tentar dissipar-se.
Porque é que o céu fica vermelho ao fim do dia?
A atmosfera é como um prisma. No final do dia, ao cair da tarde os raios da luz vermelha encontram numa janela espetral, são refratados para a superfície da terra, iluminando o horizonte com o brilho avermelhado.
Os raios de uma trovada têm uma voltagem limite?
As nuvens não são todas iguais e tudo depende da energia que elas carregam (temperatura, altitude, humidade relativa, etc). Dum modo geral em nuvens de grande desenvolvimento as descargas elétricas dos raios são maiores e mais intensas. Há dados que afirmam que um raio chega a atingir 1 milhão de volts ou mesmo muito superiores (1 bilião de volts?).
O arco-irís. Porque tem aquelas cores?
Quando um raio de luz branca passa por um prisma, ele sofre refração e divide-se em cores de infravermelho ao ultravioleta. Estas duas não são visíveis, apenas conseguimos ver do vermelho ao violeta. Isaac Newton foi o primeiro a demonstrar que a luz branca era composta por todas as cores do arco-íris; com um prisma de vidro. O arco-íris não é mais do que a luz do Sol a passar através de minúsculas gotinhas de água presentes no ar, logo depois de um período chuvoso.
Como curiosidade, a observação de um arco-íris numa viagem de um avião mostra um círculo completo e não um simples arco.
Qual é a função da carta psicrométrica?
Uma carta psicrométrica é um diagrama através do qual se obtém graficamente os valores da humidade relativa e absoluta e do ponto de orvalho. As suas coordenadas são a temperatura do ar e a temperatura do termómetro molhado.
Nas condições de instabilidade atmosférica, há alguma razão para que durante o dia os trovões sejam mais fortes (auditivos) do que durante a noite?
Essas diferenças em termos de som não existem! Apenas durante o dia o número de relâmpagos e consequentemente trovões é mais elevado, devido ao forte aquecimento diurno, isto é, pelo facto de existir mais energia.
Quais as condições para nevar ?Na realidade, não existe um valor único de temperatura abaixo do qual a precipitação seja em forma de neve. Em Portugal, não é frequente a ocorrência deste fenómeno e nas previsões do estado do tempo é indicada uma cota mínima aproximada para a ocorrência de neve. De facto pode nevar com valores de temperatura do ar superiores a 0ºC, como aconteceu no episódio de neve no final de Janeiro de 2006 que atingiu grande parte do território do Continente. Ver Queda de neve, Portugal, 2006. ... (Continuar a ler)
Porque é tão raro nevar no Porto, quando neva frequentemente em Nova Iorque, que está sensivelmente à mesma latitude ?
O Porto e Nova Iorque são cidades costeiras que se encontram sensivelmente à mesma latitude. No entanto, tendo em conta que as perturbações meteorológicas se propagam de oeste para leste nestas latitudes, a região de Nova Iorque é por vezes afetada por uma massa de ar frio continental, proveniente do interior do continente americano e que pode originar queda de neve. Por outro lado, a região do Porto, é frequentemente influenciada por uma massa de ar marítimo mais quente, não havendo por isso, em geral, condições para a ocorrência de neve.
Por que razão, por vezes, o carro fica sujo de lama quando chove ?Este fenómeno pode verificar-se quando ocorre precipitação e na mesma área existam poeiras ou areias em suspensão na atmosfera. Nestes casos, as gotas de chuva contêm elevadas concentrações destas partículas. Em Portugal, as poeiras/areias são, em geral, provenientes do norte de África após a ocorrência de tempestades. ... (Continuar a ler)