FAQ's - Sismologia
E onde ocorrem em Portugal?
O território do continente, assente na placa euro-asiática, caracteriza-se por uma sismicidade de nível intermédio em termos globais, quer em termos de magnitude, quer em termos de frequência.
A maior parte dos sismos acorrem na zona sul do Algarve, mas principalmente a sudoeste do cabo de São Vicente. Nos últimos 40 anos existe alguma aglomeração sísmica na zona de Évora, na zona litoral entre Santarém e Coimbra e a este da Costa Vicentina. No restante território a sismicidade tem sido dispersa.
No Arquipélago da Madeira, assente sobre a placa africana a sismicidade é baixa e o número de sismos sentidos é reduzido. Já no Arquipélago dos Açores a sismicidade é alta em termos de frequência e intermédia em termos de magnitude.
Os grupos oriental e central situam-se, grosso modo, sobre uma zona de transição difusa entre as placas americana e euro-asiática, que corresponde a uma estrutura geológica complexa de direcção WNW-ESE compatível com um deslocamento lateral direito e uma abertura muito lenta.
O grupo ocidental está assente sobre a placa americana sendo a sua sismicidade residual.
(IPMA)