Gráfico do número de ondas de calor (período de Verão) por ano - Desde 1941
Nº de Ondas |
---|
Índice de duração de Onda de calor (*) (Heat wave duration index) - Considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5°C ao valor médio diário no período de referência.
As ondas de calor, que podem ocorrer em qualquer altura do ano, são mais notórias e sentidas pelos seus impactos, quando ocorrem nos meses de Verão (junho, julho e agosto).
Desde a década de 1940, período em que existe informação meteorológica diária num maior numero de estações, têm-se verificado ondas de calor, de extensão espaço-temporal variável.
Nos últimos 30 anos têm-se observado mais eventos de ondas de calor extremos no período do verão em Portugal Continental. Esta situação tem sido notória em todo o território, no entanto são as regiões do interior Norte e Centro (distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda) e o Alentejo (distritos de Setúbal, Évora e Beja) as mais afetadas.
Os episódios mais severos de ondas de calor (maior nº de ondas, maior nº de dias em onda de calor) verificaram-se depois de 1990 na região interior Norte e Centro e depois de 2000 na região Sul.
Os verões com maior percentagem de estações meteorológicas em onda de calor no verão desde 2000 foram:
O maior número total de dias em onda de calor, 918 dias, ocorreu no verão de 2022, com a contribuição significativa da região Nordeste; nesta região, em algumas estações verificaram-se 4 ondas de calor, a que correspondeu um total de dias superior a 40 em onda de calor. De referir Bragança, Mirandela e Carrazeda com 44, 42 e 41 dias, respetivamente.
Destacam-se ainda os anos de 2003 e 2006 com mais dias em onda de calor (687 e 667 dias respetivamente).
(*) Peterson, T. C., Folland, C., Gruza, G., Hogg, W., Mokssit, A., and Plummer, N.: Report on the activities of the Working Group on Climate Change Detection and Related Rapporteurs 1998–2001. World Meteorological Organisation Rep. WMO-TD No. 1071, WCDMP-No. 47, Geneva, Switzerland, 143 pp., 2001.