2025-04-08 (IPMA)
O geofísico e investigador do IPMA Rachid Omira participou, entre 18 e 20 de março de 2025, em Paris, na "Expert Meeting" da UNESCO com o objetivo de examinar as fontes de tsunamis relacionadas com sismos, vulcões e deslizamentos de terra que ameaçam a região do Atlântico Nordeste e do Mediterrâneo (NEAM).
A reunião foi organizada no âmbito do projeto hashtag#CoastWAVE2.0 da COI, financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (DG-ECHO). Os participantes deram especial atenção a duas zonas de alto risco: o Arco Helénico e a Zona de Fratura Açores-Gibraltar, ambas historicamente responsáveis pela geração dos maiores tsunamis da região.
A reunião foi organizada no âmbito do projeto CoastWAVE2.0 da COI, financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (DG-ECHO). Os participantes deram especial atenção a duas zonas de alto risco: o Arco Helénico e a Zona de Fratura Açores-Gibraltar, ambas historicamente responsáveis pela geração dos maiores tsunamis da região.
Embora algumas áreas da região NEAM sejam há muito reconhecidas pelo seu potencial gerador de tsunamis, os peritos sublinharam que mesmo as regiões sem atividade anterior não devem ser negligenciadas. As fontes sísmicas, vulcânicas e de deslizamento de terras continuam a representar potenciais ameaças futuras em toda a região.
Os peritos salientaram a vasta gama de plataformas de acesso livre atualmente disponíveis para a avaliação do risco de tsunami e das fontes de tsunami. Estas incluem diversos métodos, bases de dados, ferramentas de software e modelos computacionais.
Imagens associadas