O IPMA instituiu o “Prémio Fátima Espirito Santo” que visa premiar trabalhos científicos e/ou académicos nas áreas da Meteorologia e do Clima, realizados por jovens investigadores até aos 35 anos.
Este Prémio, de periodicidade bienal, é uma homenagem à antiga Diretora do Departamento de Meteorologia e Geofísica do Instituto, Maria de Fátima Espírito Santo Coelho, que exerceu funções no IPMA durante cerca de 40 anos (desde 1998 como Diretora) tendo-se aposentado a 4 de outubro de 2024.
Fátima Espirito Santo é licenciada em Física e Mestre em Ciências Geofísicas, tendo iniciado funções no então Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) em 1979. Assumiu vários cargos de dirigente, publicou diversos artigos em revistas internacionais e participou em inúmeros encontros científicos. No plano internacional foi a representante nacional em Comissões e Grupos de Trabalho da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Ponto Focal Nacional do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC/ONU).
O IPMA pretende com este Prémio prestar-lhe uma justa homenagem galardoando o mérito de trabalhos de jovens cientistas com um montante de 3.000,00 EUR (três mil euros).
Para se candidatar recomendamos desde já a leitura atenta do Regulamento, disponível nesta página.
As candidaturas decorrerão até ao último dia útil de outubro de 2025. O anúncio de abertura de candidatura e o formulário serão disponibilizados nesta página brevemente e objeto de notícia no portal do IPMA.
Fique atento!