Glossários - Glossário Climatológico/Meteorológico
|
Advecção– Transporte de uma propriedade da atmosfera devido ao movimento do ar (por exemplo, advecção de temperatura).
|
Afloramento Costeiro– Fenómeno típico na costa continental de Portugal; é também conhecido do inglês como upwelling. O regime de nortada, que se faz sentir em Portugal Continental em particular nos meses mais quentes, força uma circulação oceânica particular, i.e., o efeito de Coriolis desvia para a direita, a corrente originada pela nortada, produzindo uma corrente (que tende a ser dirigida à direita dos ventos no hemisfério norte - efeito inverso no hemisfério sul) de Este para Oeste, afastando da costa as águas superficiais e forçando a ascensão de águas frias mais profundas, ricas em nutrientes, compensando o movimento das águas superficiais para o largo.
|
Alísios– Os ventos alísios ou alisados existem entre o equador e os trópicos (de cancer e capricórnio), soprando de nordeste no Hemisfério Norte e de sueste no Hemisfério Sul. Resultam de um fluxo entra as regiões de altas pressões sub-tropicais e o equador, sofrendo a acção da força de Coriolis que exerce um desvio para a direita no Hemisfério Norte e para a esquerda no Hemisfério Sul.
|
Alteração Climática – Variação estatisticamente significativa, tanto no estado médio do clima como na sua variabilidade, persistindo por um período extenso, tipicamente décadas ou periodos superiores.
As alterações climáticas podem ser originadas por processos naturais internos do sistema climático ou forçamentos externos, ou por actividades humanas persistentes com influência na composição da atmosfera. |
Altitude – Distância vertical entre um nível, ponto ou objecto assimilado a um ponto e o nível médio do mar.
|
Altocúmulo– Banco, lençol ou camada de nuvens brancas ou cinzentas (ou brancas e cinzentas), geralmente com sombras próprias. As nuvens são constituídas por lâminas, massas globulares, rolos, etc., às vezes parcialmente fibrosos ou difusos, ligados ou não. A maioria dos pequenos elementos dispostos regularmente tem em regra largura aparente de 1 a 5 graus (aproximadamente entre 1 dedo mínimo e 3 dedos com o braço estendido).
|
Altostrato– Lençol ou camada de nuvens acinzentadas ou azuladas de aspecto estriado, fibroso ou uniforme que cobre total ou parcialmente o céu. Tem porções suficientemente ténues para que seja veja o sol, pelo menos vagamente, como através de vidro despolido. O altostrato não produz fenómenos de halo.
|
Altura– Distância vertical entre um nível, ponto ou objecto assimilado a um ponto e um nível de referência.
Nota: o nível de referência pode ser indicado no próprio texto ou em nota explicativa; (2) dimensão vertical de um objecto. Nota: o termo "altura" pode também aplicar-se, em sentido figurado, a uma dimensão não-verbal, p.e., à altura de uma letra ou algarísmo pintado numa pista. |
Altura da Onda – distância vertical entre uma crista (o ponto mais elevado da onda) e uma cava (o ponto mais baixo).
|
Altura da Significativa– A altura média do terço mais alto das ondas (Hs=H1/3). A altura significativa tem um valor próximo da altura estimada visualmente, é este valor que geralmente se usa para especificar ou descrever a altura das ondas.
|
Anomalia Climática– Diferença entre o clima médio de um período longo de tempo e o clima de um mês, estação do ano ou ano.
|
Anticiclone– São regiões de alta pressão atmosférica em torno dos quais o vento sopra no sentido do movimento dos ponteiros do relógio no hemisfério norte (e em sentido contrário no hemisfério sul), porque a pressão atmosférica é máxima no centro e diminui à medida que a distância ao centro aumenta. Ver mais»
|
Atmosfera– Camada gasosa que envolve a superfície da Terra. Composta por Troposfera, Estratosfera, Mesosfera e Ionosfera.
|
|
Bandas de Precipitação – Aglomerados de nuvens convectivas. Num furacão, formam-se em espiral, posicionando-se em torno da parede do olho, originando forte precipitação e trovoadas e estendendo-se ao longo de centenas de quilómetros a partir do centro.
|
Barómetro Padrão Nacional – Barómetro designado por um país para servir como padrão de referência no seu território.
|
Barómetro padrão regional – Barómetro designado para servir como padrão de referência na Região onde se encontra, por decisão da Associação Regional respectiva.
|
Biosfera – Parte do sistema climático que compreende todos os ecossistemas e formas de vida na atmosfera, em terra (biosfera terrestre) ou nos oceanos (biosfera marinha).
|
Boletim Meteorológico – Boletim que contém unicamente resultados de observações, valores, análises e/ou previsões meteorológicas.
|
Brisa Marítima – Tipo de circulação que, em regra, ocorre durante o dia. A superfície terrestre aquece mais rapidamente que o mar, por isso, sobre terra o ar torna-se menos denso (e a pressão mais baixa) do que sobre mar. Consequentemente, o ar quente sobre terra sobe e o ar mais frio e húmido desce sobre o oceano. Em altitude, o ar desloca-se no sentido do mar (onde a pressão é mais baixa) e à superfície circula no sentido de mar para terra, fechando a circulação. Ver mais»
|
Brisa Terrestre – Tipo de circulação que, em regra, ocorre durante a noite. A superfície terrestre arrefece mais rapidamente que o mar, assim a temperatura do mar é superior à temperatura da terra e forma-se uma circulação inversa a que ocorre durante o dia. À superfície, o ar desloca-se no sentido da terra para o mar. Ver mais»
|
Brisa de Montanha – Tipo de circulação, caracterizada pelo facto de no topo de uma montanha, a atmosfera em contacto com a superfície (a um dado nível) é mais afectada pelas trocas de calor, associadas ao ciclo diurno, do que a atmosfera sobre o vale a esse mesmo nível, porque sobre o vale a atmosfera está mais afastada do solo. Ver mais»
|